Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Primeira viagem do Belo

Olá amigos!!! No post anterior, eu comentei com vocês, sobre a dificuldade de trabalhar no barco nos últimos dias. Pois é, e o tempo continua ruim, nossos prazos para viagem foram para o "brejo".
Nossa meta inicial seria de por o Belo na água em janeiro de 2016, mas de setembro a novembro, choveu sem parar, se dezembro chovesse também, nem precisaríamos levar ele ao mar, por que o Belo sairia daqui boiando, então transferimos a data para meados de julho, mas já estamos a quase um mês sem condições de trabalho novamente.
Então chegamos a seguinte conclusão, o Belo precisava de um barracão URGENTE!!!
A alguns meses atrás,  Egon Mueller, que é grande amigo nosso, nos ofereceu um espaço no barracão da madeireira, para terminarmos o barco, mas na época o tempo estava bom e nós decidimos ficar na chácara para evitar o transtorno que seria o transporte de um barco nesse porte. Mas agora que o tempo estragou de vez, o Junior foi falar com ele, para ver se a proposta ainda estava de pé, e mais uma vez, o Egon nos recebeu de braços abertos.
Acertado o barracão, era hora de correr atrás de uma carreta para transportar o barco, não esquecendo que o Belo é um barco grande, com + ou - 8 toneladas,  então não poderia ser qualquer carretinha. Depois de pensar um pouco, o Junior decidiu fazer uma visita ao amigo Henrique Colgatte, para ver se ele tinha uma carreta para emprestar. Como aqui é uma área rural, o que ele tinha disponível era um "sassarico", que esta carretinha aí, da foto abaixo. Ela serve para espalhar adubo e tem capacidade para 10 toneladas. ÓTIMO!!! Ela daria na medida.
 
 
 
Ela estava parada a tanto tempo que a natureza estava quase tomando conta, mas as estruturas estavam perfeitas.
 

Tinha um pneu rasgado, mas o Joacir, outro amigo nosso, trocou rapidinho.
 
O Josni, reforçou as estruturas e começou a construção do berço, onde sentará o Belo.

Agora era a vez de tirar as medidas para o molde do berço.



As medidas foram passadas para o eucatex...

...e pronto, só testar e entregar para o Josni fazer o berço definitivo.





O Josni cortando o berço em madeira maciça de 4 polegadas...


...e o Jonas Mueller fazendo os ajustes. Todos os nossos amigos se juntaram para nos ajudar.
 
Enquanto isso, o Junior e o Japa foram atrás de um "cabeçalho" para soldar no "sassarico".  É complicado (ao menos para mim) explicar o que é um "cabeçalho", mas a medida que as fotos forem passando, vai ficando mais fácil entender.

 
Levamos a peça para a oficina do Japa. Lá foi feita a medida e ....
 

...cortado no maçarico.


Agora a peça está pronta para ser soldada na frente da carretinha.

Quando voltamos na madeireira Mueller, o berço já estava pronto. Não se enganem com a aparência, porque ficou, SUPER FORTE.

Agora ir pra casa e preparar o Belo para o transporte.

 Sábado, o dia amanheceu bom, com frio, mas ensolarado.
Mas quem conhece tempo sabe que estas nuvens compridinhas, conhecidas como "rabo de galo", são prenúncios de mais chuva, então tivemos que apressar.

 
Primeiro passo, foi retirar uma das colunas do portão e podar alguns galhos de árvores.
Logo depois do almoço, Reinaldo Borg (mais um amigo) trouxe o trator com o berço.


Logo em seguida chegou o Munck.
 
Jonas passando a cinta do munck.

O munck era para até 9 toneladas, mas quase não levantou o barco. A idéia inicial era levantar o barco e coloca-lo sobre a carretinha mas, como o munck malmente estava dando conta de levantar o barco, decidimos não arriscar. O Egon pegou uma motosserra e cortou o suporte onde o Belo ficava sentado, o Reinaldo manobrou o trator e colocou o berço embaixo do barco e pronto. Ufa!!!

Dá forma como descrevi, até parece que foi complicado, mas na verdade foi bem tranquilo. O único que quase teve um infarto, foi o Junior, que ficou tão nervoso que comeu um pé inteiro de mexericas. A cada instante ele dizia:" - Não quero olhar, não quero olhar, vou chupar mexerica". kkkkk

No meio da tarde começou uma garoa gelada, mas estávamos tão animados com o transporte que nem sentimos.


Belo pronto pra viagem.

E foi embora.....


Mas agora começa a melhor parte...

Dá só uma olhada no engarrafamento que causou!! Sorte que o pessoal aqui dá Colônia é muito legal e a maioria acompanha a construção do Belo, então tiraram fotos, incentivaram e ninguém reclamou do transtorno.

Saímos de dia...
 
...e chegamos a noite!!
 
 

Foram só dez quilômetros, mas demorou duas horas e meia.

Finalmente chegou no pátio da madeireira.
 
Na hora de colocar no barracão, juro que pensei, que não dava manobra e olha que sou bem otimista. Mas o Pieter Djikinga, amigo que conhecemos no dia, mas que já admiramos bastante, assumiu o trator do Reinaldo, que estava bem cansado além do stress do transporte. Assumiu não, o Pieter incorporou o trator e fez o barco deslizar como uma seda para dentro do barracão. Na foto dá pra ver o tamanho da porta em relação ao barco. Estou até agora de queixo caído.

Agora sim, o Belo esta bem protegido e podemos trabalhar sossegados.


Ah!! Mas a noite ainda não tinha acabado, além de incomodarmos o Egon, colocando um barco deste tamanho, no meio do barracão dele, ele ainda nos fez um churrasquinho. Graças a Deus, temos grandes amigos.
 
Hoje a postagem foi enorme, eu até poderia ter feito mais resumido, mas foi tão interessante, que eu gostaria que você, que não pode estar aqui conosco, participasse um pouco deste dia.
 Tentei colocar somente as fotos que ficaram melhores, mas na dúvida coloquei um monte.
 Espero que tenham gostado.
Agora vamos por a casa em ordem e começar a trabalhar a todo vapor.
 
Abraços a todos e bons ventos!!
 
Junior e Ana