Amir Klink
Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....
"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amir Klink
terça-feira, 27 de junho de 2017
Trabalho, trabalho, trabalho...
Olá amigos!!!
Como eu " definitivamente" não consigo fazer as postagens em dia, então vai aí um resumo de 15 dias de trabalho.
Começando pela capota ou dog house como é conhecida.
Ela foi feita toda em compensado naval e agora passamos duas camadas de fibra de vidro e resina epoxi.
Depois de seca, cortamos as bordas com o estilete e passamos uma lixa pra tirar todas as rebarbas.
Ah!! Quase esqueci de mencionar...ela esta branquinha, porque adicionamos a resina, um pouco de branco de titanio, que além de cobrir a cor da madeira, também serve como carga, pra deixar a resina mais espessa.
Terminado a parte de fora, repitimos o processo na parte de dentro.
Enquanto isso, o Jonas Mueller, (que já é nosso sócio aqui), como se não bastasse nos emprestar o barracão, com direito a água, luz, cafezinho, etc, etc, etc, ainda nos ajuda na construção...VÊ SE PODE!!!
Hoje esta tupiando o encaixe dos puxadores de paineiro.
Olha só...o primeiro pronto!!!
Compramos os puxadores em abs.
Primeiro porque serão todos para ambiente interno, já que nos paineiros externos, já tínhamos tres em inox. (que por sorte, era a quantidade que precisávamos,que veio junto com as outras ferragens do barco abandonado que compramos em Bertioga).
Segundo, porque os puxadores em inox são caros demaissssss!!
Sem contar que estes em ABS ficaram bem bonitos.
Depois de seis meses, abrimos o pacote do waterlock. Confesso pra vocês, que por mais que soubesse qual a função e como funcionava, nunca tinha visto um. E fiquei chocada em descobrir que se tratava de uma coisa tão símples.
Ok, ok!! Perdoem minha ignorancia, mas para mim ele se parece a um regador que custa mais de R$ 500,00. Aff!!! kkkkk
Piadas a parte...esta semana o Junior instalou o waterlock, mas como eu estava com resina e fibra até os cotovelos, não consegui tirar fotos...fico devendo!!
Com a frente da capota pronta, agora juntamos o teto.
Primeiro preparamos tudo com a massa, que acabei por usar poliéster mesmo. Depois lixamos tudo, para amarrarmos com resina e fibra a parte da frente a cobertura.
Capota pronta, só esperando a resinagem.
Tiramos um dia de folga...e como diz o velho ditado, " enquanto descansa, carrega pedras", aproveitamos para darmos um pulo na loja Barco Novo e buscarmos umas coisinhas para o Belo.
O Barco Novo é uma loja virtual, mas o pessoal de lá é tão divertido, que por diversas vezes optamos por retirar os produtos em mãos, só para tomarmos um cafezinho com eles.
Na foto acima, da esquerda para a direita. O Welington, proprietário do Barco novo, o Magá, braço direito e grande amigo e o JUnior, todos tomando o famoso cafezinho.
E aqui, a Fatima e eu. Quem ligou no Barco Novo já deve ter falado com ela, porque ela é a moça das vendas, muito muito muuuito gente boa.
E aqui a nossas compras!!
Compramos as boias, coletes salva vidas, inclusive o do Joaquim também. (Vou tirar uma foto pra postar pra vocês). Cabos de retidina, corrente, ancora, etc!!
Olha o Junior testando as correntes no guincho de ancora!!
Também aproveitamos a ida para Curitiba para comprarmos os cabos de aço para o guarda mancebo. Íamos comprar no inox 304, mas descobrimos que no inox 316 a diferença de valor seria mínima, então optamos pelo 316 mesmo.
Como domingo tinha sido o dia das mães e nós não pudemos passar com as nossas, compramos flores e fomos dar um abraço nelas.
A mãe do Junior, com 94 anos ,mora em Curitiba e não sabía que passaríamos lá,como chegamos de surpresa, deixamos ela emocionada, mas ela limpou as lágrimas rapidamente e disse que o colírio estava deixando ela com os olhos sensíveis. kkkk
Depois fomos a Mandirituba, para darmos uma flor pra minha mãe e tomarmos um cafezinho. Foi um dia muito gostoso. Tínhamos planejado passar no Estaleiro Franzen para darmos um abraço no Zilmar, mas pegamos um transito enorme e acabou ficando muito tarde e fazer visita as 8h da noite, ninguem merece, então deixamos para a próxima.
Montamos um pedaço do guarda mancebo, só pra ver como ficava. É impressionante a sensação de segurança que dá, mesmo não estando preso.
Na manha seguinte, voltamos para a famigerada capota. Cortamos a fibra, duas camadas, e colocamos quase 2 kg de resina. Colocamos o branco de titanio aqui também.
Com a parte se cima pronta agora começamos a trabalhar a parte debaixo tambem.
Por hoje é só!!!
Tem mais novidades, mas não deu tempo de descarregar as fotos da camera.
Então...
Logo que descarregue as fotos , posto mais.
Abraços a todos e bons ventos!!
Ana e Junior
Assinar:
Postagens (Atom)