Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

sábado, 27 de setembro de 2014

Meu amigo Paulo "Torneiro"

Olá, hoje sábado, chuvoso, sem trabalhar... Vou contar uma pequena história de uma pessoa que sempre me ajuda no barco.
Já se vão uns 5 anos, estava eu no jardim lidando com a roçadeira, quando deu problema no eixo da mesma. Fui sair para comprar outro quando meu pai (ainda vivo na época), me disse: vamos no Paulo ele vai fazer uma peça melhor que a original. Como idoso e principalmente o meu pai não se contraria, mesmo meio a contragosto fui com ele na Tornearia do tal de Paulo.
Chegando lá dei de cara um senhor magrinho, franzino, de mãos compridas e surradas pelos anos de trabalho. Sorriso farto e olhar de garoto safado. A oficina também bem antiga, alguns equipamentos antigos mas bem cuidados. Mostrei o problema e ele prontamente me disse: deixa ai e pega amanha de manhã. No outro dia passei lá e a peça estava pronta, e claro como meu pai sempre tinha razão, melhor que a original.
Ai neste dia nasceu uma amizade que perdura por estes últimos 5 anos. Vou sempre na oficina dele, seja para emprestar uma ferramenta que não tenho, seja para ouvir alguma piada antiga que ele sempre tem na ponta da língua para contar.
Muito admiro "Seu Paulo" hoje com 75 anos, pois você pode ir a hora que quiser na sua oficina e o ira encontrar trabalhando ao pé do seu torno, ou no seu pequeno escritório mexendo no notebook ou lendo revistas antigas. Mas sempre na ativa.
Homem trabalhador que largou cedo os estudos e começou a trabalhar para ajudar em casa, como era muito comum a esta geração. Casou-se com Dona Alice, mulher bonita com lindos olhos claros e sempre com um semblante meigo e tranquilo. Acho que teve 4 filhos não tenho certeza, só sei que é uma família muito unida, sempre juntos fazendo churrascos, pescarias e acampamentos.
A historia do "Seu Paulo" se juntou a do meu pai nos idos dos anos 70 quando trabalharam juntos na Cooperativa da nossa região, o meu pai no escritório(não sujava as mão nem a pau) e o seu Paulo responsável pelo Manutenção dos equipamentos de produção. Trabalharam  juntos até ambos se aposentarem mas continuaram amigos e sempre em contato.

 
 
 
Tenho o "Seu Paulo" como um exemplo nesta nossa jornada da construção do "Belo", mesmo na sua idade, está sempre fazendo planos de vida. Esta semana irá para o Mato Grosso pescar, mas não pense que tipo "Turista", vai de caminhão com um pessoal que vai trabalhar lá por 3 dias e ele vai de carona e aproveitar e pescar e conhecer o lugar. E você faria???  Lembro tá com 7.5. Muito legal né.
Hoje quando passei na oficina para pegar uma peça para uma das catracas do "Belo", ele me mostrou a sua ultima invenção. Um sistema para colocar uma barraca sobre a sua caminhonete e para que ele Dona Alice possam acampar com mais conforto.
Obrigado "Seu Paulo" pela pessoa que o Sr. é,  exemplo de vida, de alegria que deixa para nós mas jovens. Prometo que sempre vou carregar dentro de mim as lições que o Sr. nos dá  sempre que nos encontramos.
Obrigado "Sr.Paulo Torneiro".
 
E se você quiser conhecer o "Seu Paulo" venha a Carambeí e pergunte a qualquer um pela oficina dele. Mas venha com tempo pois ele sempre tem "Só mais uma estória para contar".
 
 
Texto do Junior.
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário