Amir Klink
Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....
"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amir Klink
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Coisas novas...
Olá vocês!!!! Estivemos aproveitando a ajudinha de São Pedro com o tempo e trabalhamos igual a condenados. Sem exageros, iniciávamos o expediente as 8:30h e terminávamos as 20:30h, isso porque o Belo está sendo construído debaixo de uma árvore e coberto com uma lona e quando o sol se põe, o serviço para. A vontade de terminar logo é grande, mas o corpo também precisa de descanso.
Depois de duas semanas de sol forte, hoje caiu um dilúvio. O vento estava tão forte que arrebentou as cordas que prendem a lona e, adivinha só....inundou o barco. Este foi o primeiro naufrágio do Belo e espero que seja o último também, kkkk.
Pois é, então hoje não tem trabalho, mas sobrou tempo pra atualizar o blog. E olha que nestes últimos dez dias deu pra fazer bastante coisas.
Depois de duas semanas de sol forte, hoje caiu um dilúvio. O vento estava tão forte que arrebentou as cordas que prendem a lona e, adivinha só....inundou o barco. Este foi o primeiro naufrágio do Belo e espero que seja o último também, kkkk.
Pois é, então hoje não tem trabalho, mas sobrou tempo pra atualizar o blog. E olha que nestes últimos dez dias deu pra fazer bastante coisas.
Aí o Belo ganhando os primeiros metros de teka
Fizemos uma moldura no pé do guarda mancebo. Ficou um detalhe bem interessante.
Rsrsrs, o pezão sujo é para garantir que tudo colou direitinho.
Depois de vários dias trabalhando sem sapatos, pra lixar o pé é só usando a esmerilhadeira. kkkk
Colocando as molduras e divisões. Entre cada gaiúta, fizemos uma moldura e ripamentos acompanhando o comprimento. Então ficou um ripamento longo, um curto e assim consecutivamente, desta forma evitamos desperdício de madeira, sem contar que ficou um detalhe bem legal. Vai dar pra ver melhor nas fotos abaixo, com o deck terminado.
As ripas de teka são medidas, cortadas e passadas cola. Como estamos fazendo tudo com cola de contato, então tem que passar na teka, depois passar no deck, deixar secar uns 15 a 20 minutos e.....
P.R.O.N.T.O.....
Ou quase, porque ainda falta rejuntar tudo com sikaflex e lixar, mas estamos chegando lá.
Olha o detalhe de ripamento mais curto em volta da gaiuta que mencionei. O desperdício de teka foi muito pequeno e sem contar que ficou um charme.
A parte de traz também ficou pronta, inclusive as braçolas .
Os passadiços de popa prontos.
Passadiços de popa. Falta colocar teka na tampa do paineiro.
Aqui o fiscal Joaquim conferindo o serviço.
Suporte da roda de leme e roda de leme instalados finalmente. A pintura foi feita pelo nosso amigo Japa e ficou perfeita, dá ate dó de deixar no tempo. Tá enrolada em plástico pra ir pro mar bem bonita.
Enquanto estávamos colocando as tekas, sofri um pequeno acidente, escorreguei a perna pra dentro do buraco da gaiúta. As bordas estavam bem afiadas e já dá pra imaginar o estrago, mais uma cicatriz de guerra. Pra evitar mais problemas, instalamos as gaiútas.
Nesta semana recebemos a visita do nosso amigo Jonas da Madeireira Mueller, que nos trouxe um presente, mas antes ele resolveu "aprontar" com o Junior. Para vocês entenderem, o Jonas faz trabalhos de entalhe com fresa em madeira, trabalhos lindos diga-se de passagem e prometeu fazer uma placa em madeira como o nome "Belo", para por no piso de entrada do barco e trouxe, como prometido, mas estava "terrível". O Junior, todo diplomático, deu um sorrisão amarelo, agradeceu e disse que estava muito bonito, já pensando em como arrumar a placa, pra que ficasse mais "bonitinha" e pudesse ser usada. Então o Jonas volta pro carro e traz outra placa LINDA e pergunta se o Junior não preferia esta outra.
Ficou lindo. Esta vai pra entrada do barco e sem precisar de reformas. kkkkk
Obrigada Jonas, valeu mesmo.
Então, por hoje é só. Vamos tentar manter o blog atualizado.
Logo, logo, novidades.
Abraços e bons ventos !!
Junior e Ana
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
Enfim, colocamos a teka...
Pois é...depois de tanto tempo sem postar nada, achamos um tempinho para atualizar as fotos. E da última postagem para cá, muita água correu debaixo da ponte e nós finalmente decidimos colocar teka no Belo. A principio era só o deck que teria teka, mas e não é que sobrou??? Então o interior do Belo ganhou teka também e olha que ficou lindão...
Vista de cima do deck salon.Ainda falta por teka nas escadas.
Corredor com piso e tampas de paineiro com teka.
Até as escadas ganharam teka, modéstia a parte, ficou bem legal.
Piso do deck salon visto de perto.
Piso do banheiro quase pronto, ainda falta colocar o acabamento nas frestas da teka e lixar tuuudo.
Este é o banheiro da frente, com a pia, a torneira, espelhos e pastilhas colocadas. Aliás...alguém aí já experimentou colocar pastilhas de vidro em parede lisa?? Aff...é pra pagar todos os pecados. Começa assim: Primeiro você risca a parede com um nível pra deixar as pastilhas bem alinhadinhas. Depois cortas as tiras de pastilhas na espessura desejada, passa cola onde as pastilhas serão fixadas, gruda as pastilhas na parede e pronto. Ahããã.....pronto uma ova, aí é quando começa a festa. Você tem que segurar as porcarias para não escorregarem e quando você pensa que elas colaram e relaxa, elas começam a deslizar de novo. Chega uma hora que o mais ou menos tá ótimo e meio alinhado é a meta. Afinal, hoje em dia tudo é arte e tá na moda, então agora estamos com um banheiro bem moderninho, kkkkk.
Detalhes do banheiro com os espelhos colocados, tudo mais ou menos no lugar.
Fizemos ( quero dizer, o Junior fez, porque eu sou uma negação em marcenaria kkkk) um acabamento em volta do vaso. A tampa marrom sai facilmente, pra hora de dar manutenção não ter muito trabalho.
Este é o banheiro da popa e fica na nossa cabine. O piso tá com teka também. O box já está resinado, pintado e pronto, só que tá sujinho o coitado, foi cortado uma saída de ar no teto e encheu o box de serragem. Ah!! Mandamos fazer um box de blindex que até por sinal já esta pronto, é só instalar.
Espelhos já colocados. Entre o balcão da pia e o box, sobrou espaço para construir um armário, não pensamos duas vezes e construímos um (Quero dizer, o Junior construiu). Ele parece bem pequeno, porque É bem pequeno, mas é melhor que nada. Cabem algumas toalhas, rolos de papel higiênico, coisinhas assim. Bem útil, principalmente se levar em consideração que era espaço perdido.
Ahãnn!!! Olha as benditas pastilhas de novo. Aliás, as do outro banheiro,foram as que sobraram deste, que acabamos colocando no outro pelo motivo óbvio, "economia", mas o resultado final ficou bom.
Balcão da pia em teka catedral.
Mais fotos do banheiro de popa. Ta faltando colocar as portas do balcão da pia e envernizar geral. Agora tá fácil.
Sistema de direção começando a ser instalado.
Na próxima postagem será as tekas do deck.
Abraços!!!
Junior e Ana Paula
Assinar:
Postagens (Atom)