Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Coisas novas...

              Olá vocês!!!! Estivemos aproveitando a ajudinha de São Pedro com o tempo e trabalhamos igual a condenados. Sem exageros, iniciávamos o expediente as 8:30h e terminávamos as 20:30h, isso porque o Belo está sendo construído debaixo de uma árvore e coberto com uma lona e quando o sol se põe, o serviço para. A vontade de terminar logo é grande, mas o corpo também precisa de descanso.
            Depois de duas semanas de sol forte, hoje caiu um dilúvio. O vento estava tão forte que arrebentou as cordas que prendem a lona e, adivinha só....inundou o barco. Este foi o primeiro naufrágio do Belo e espero que seja o último também, kkkk. 
            Pois é, então hoje não tem trabalho, mas sobrou tempo pra atualizar o blog. E olha que nestes últimos dez dias deu pra fazer bastante coisas.


Aí o Belo ganhando os primeiros metros de teka

Fizemos uma moldura no pé do guarda mancebo. Ficou um detalhe bem interessante.

Rsrsrs, o pezão sujo é para garantir que tudo colou direitinho.
Depois de vários dias trabalhando sem sapatos, pra lixar o pé é só usando a esmerilhadeira. kkkk

Colocando as molduras e divisões. Entre cada gaiúta, fizemos uma moldura e ripamentos acompanhando o comprimento. Então ficou um ripamento longo, um curto e assim consecutivamente, desta forma evitamos desperdício de madeira, sem contar que ficou um detalhe bem legal. Vai dar pra ver melhor nas fotos abaixo, com o deck terminado.
 

As ripas de teka são medidas, cortadas e passadas cola. Como estamos fazendo tudo com cola de contato, então tem que passar na teka, depois passar no deck, deixar secar uns 15 a 20 minutos e..... 
 
 
P.R.O.N.T.O.....
Ou quase, porque ainda falta rejuntar tudo com sikaflex  e lixar, mas estamos chegando lá.
 
 
Olha o detalhe de ripamento mais curto em volta da gaiuta que mencionei. O desperdício de teka foi muito pequeno e sem contar que ficou um charme.
 
A parte de traz também ficou pronta, inclusive as braçolas .

Os passadiços de popa prontos.
 
 
Passadiços de popa. Falta colocar teka na tampa do paineiro.
 


Aqui o fiscal Joaquim conferindo o serviço.

 


Suporte da roda de leme e roda de leme instalados finalmente. A pintura foi feita pelo nosso amigo Japa e ficou perfeita, dá ate dó de deixar no tempo. Tá enrolada em plástico pra ir pro mar bem bonita.

Enquanto estávamos colocando as tekas, sofri um pequeno acidente, escorreguei a perna pra dentro do buraco da gaiúta. As bordas estavam bem afiadas e já dá pra imaginar o estrago, mais uma cicatriz de guerra. Pra evitar mais problemas, instalamos as gaiútas.
 
Nesta semana recebemos a visita do nosso amigo Jonas da Madeireira Mueller, que nos trouxe um presente, mas antes ele resolveu "aprontar" com o Junior. Para vocês entenderem, o Jonas faz trabalhos de entalhe com fresa em madeira, trabalhos lindos diga-se de passagem e prometeu fazer uma placa em madeira como o nome "Belo", para por no piso de entrada do barco e trouxe, como prometido, mas estava "terrível". O Junior, todo diplomático, deu um sorrisão amarelo, agradeceu e disse que estava muito bonito, já pensando em como arrumar a placa, pra que ficasse mais "bonitinha" e pudesse ser usada. Então o Jonas volta pro carro e traz outra placa LINDA e pergunta se o Junior não preferia esta outra.
Ficou lindo. Esta vai pra entrada do barco e sem precisar de reformas. kkkkk
 
 
Obrigada Jonas, valeu mesmo.
 
Então, por hoje é só. Vamos tentar manter o blog atualizado.
Logo, logo, novidades.
Abraços e bons ventos !!
 
Junior e Ana
 




 
 

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado,, Orlei..... trabalho, trabalho, trabalho... mas tá valendo a pena.. Obrigado por acompanhar e incentivar...
      Um abraço
      JUnior

      Excluir
  2. Gente, esta ficando lindo!
    O trabalho de vcs fez eu rever meu projeto inicial de construir um veleiro, inclusive o Roberts 43 era a ideia de construção do meu pai e eu achava grande demais, mas é o ideal para que quer utilizar na aposentadoria. Por enquanto vou aguardar a estabilização da rampa de descida do Brasil (o fim do poço) e ver como vai ficar nossa economia, para investir com mais consciência. Até o projeto agora esta pesado com o dolar à R$ 4,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,,,, O Bruce 43 tem o tamanho ideal para fazer um longo cruzeiro... o trabalho de construir um 32 e um 43 é quase o mesmo, a parte de velas, eletronicos, salvatagen, ancoragem, etc, os gastos são praticamente os mesmos...
      Agora o dolar a 4,00.... ai é sacanagem.. quando começamos era 2,37 e deixamos muitos eletronicos para o final... em 2013 o chartploter tinha 12 polegadas agora se conseguir comprar um com 4 estamos no lucro,, ahahah...
      Um abraço e obrigado por acompanhar.
      JUnior

      Excluir
  3. Oiii!! To babando aqui no trabalho de vocês. Eu adquiri meu primeiro barco e pretendo ir morar em um um dia. Planejando a vida pra isso...
    Me tirem umas duvidas. Foi difícil achar teka para comprar?? Como ficou a aderência depois de instalado? E outra dúvida de iniciante: Qual sikaflex vocês usaram? Tem um tipo certo??
    Parabéns e obrigado!!

    ResponderExcluir