Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

quarta-feira, 2 de março de 2016

Andando de vento em popa...

 
 
 
Fiquei sem postar por um tempinho, porque estava me dedicando aos filmes para o novo canal do Veleiro Belo no youtube. Hoje fui atualizar o blog e nem sabia por onde começar, porque tem muuuita coisa. Vamos começar pela mesa do deck salon...

...ela foi feita em cedro rosa, é uma mesa grande e ficou super leve. Na foto ela ainda não estava com verniz e eu acabei esquecendo de fotografar depois de pronta, só agora, na hora de postar que me dei conta. Mas no próximo posto eu mostro ela prontinha (se o cérebro ajudar) rsrsrsr.
 
A mesa foi feita marcenaria da madeireira Mueller, que é um grande parceiro nosso. Este é o Alberto, o marceneiro que fez esta mesa. Nas fotos não dá pra perceber, mas ela é toda torta e cheia de ângulos, ficou tão complicada que tivemos que apelar para quem entende do "riscado".

Enquanto isso, o Junior e o Japa montaram o mastro, que teve que ser desmontado quando veio de Bertioga, pra caber no caminhão. (pra quem não leu o post das ferragens, o mastro e as ferragens foram compradas usadas. Leia a postagem da compra dos equipamentos, eu garanto que vale a pena) , depois foi lixada e pintada novamente e só agora ele foi montado de novo.






O Junior estava trabalhando no guarda ancora e o Joaquim aproveitou pra ganhar um colo ....é, não era bem um colo, mas pelo jeito dele, devia estar bem confortável. kkkkkkk



Banco do piloteiro feito em ripinhas de cedro rosa e madeira roxinho, foi feito rejunte em sicaflex, lixado, passado resina epóxi e finalizado com verniz.

Foi construído o leme e colocado no lugar, mas é só um teste por enquanto, depois ele será retirado novamente para ser fibrado, e pintado. Só depois ele volta pro lugar.

A parte que segura o leme no barco, vai ficar dentro do paineiro de popa.

O leme ficou preso nessa chapa de inox e sentado em rolamento pra ficar bem leve de pilotar.
 
A cabine de popa "suíte master", ganhou uma sanca em cima da cama, ficou muito chique, mas não é frescura não, foi necessário para esconder o sistema de direção.
 

Parede que divide a cabine do paineiro de popa, parcialmente colocada, depois vai ser passado resina e fibra de vidro dos dois lados pra ficar bem isolado.

No lugar que está o tubo pvc, vai passar a barra de direção(o pvc tá alí só pra tirar medidas da parede)
 
 
E aqui a sanca pronta, só faltando acabamentos.
O Junior construindo a cama. A estrutura foi toda feita em cedro rosa.
 
Fotografei passo a passo, porque é bem legal ver o desenvolvimento.
 
 
 
 
Na parte de baixo, na altura dos pés, irão ser colocadas as baterias. A parte de cima, na altura das costas, ficou vago para guardar roupas de cama que não tenha muito uso e extras. O Junior até fez um sistema de ventilação em baixo e depois vai colocar mais um de cada lado da cama, pra não ter perigo de bolor.
 
Olha o conjunto pronto, não ficou um charme? Ainda está faltando o tampo da cama, mas este ficou para o próximo post.

Enquanto isso, do lado de fora do Belo, o Japa e a equipe era só empolgação.



A braçola começando a ficar lisa.

E agora, uma pausa para o lanche...

Esta semana, recebemos a visita da Danúsia, ela é esposa do Japa e sempre traz quitutes deliciosos. 

Olha só isso...parece bom? E não é só a cara, estava bom mesmo. E eu aqui, tentando fazer regime, kkkkk.

                                    
O Japa começou a empapelar o deck, pra não respingar tinta na teka.

Dá pra ver a lisura disso??

Já era bem tarde quando ele começou a pintura, que terminou, mais ou menos nove horas da noite.

Foram passadas seis demãos de tinta.

E ficou assim. A tinta ficou espelhada, igual de carro. E o Japa, mais uma vez se superando.
Ficou show de bola!!
 
Eu não disse que muita coisa tinha sido feita?
E olha que tem mais fotos que eu esqueci de baixar da maquina, mas que ficam para o próximo post.
 
Ah!! E ainda sobrou um tempinho pra fazer umas compotas. Haja energia.
 
Espero que tenham gostado.
 
Abraços e bons ventos!!!
 
 
Junior e Ana.

4 comentários:

  1. Dios Mio,,,, estou cansado só de olhar kkkkk

    Ana e Junior, força, sei o que estão passando, mas pensem no dia em estarão numa enseada, fazendo NAAAADA, e nós por perto rsrs

    Está ficando lindo esse barcão, vamos por na agua logo.

    Abraços,

    JD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo, vc também já passou pela mesma empreita e sabe como é, a canseira e as dores são nossas companheiras, mas agora que chegamos nos acabamentos, já estamos até sentindo o cheirinho de mar. O Furioso que nos aguarde... logo velejaremos juntos. Abraços!!!

      Excluir
  2. ...DDD+++..A realização desse Sonho...Parabéns..Força e Bons Ventos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Construir um barco é um trabalho longo e muitas vezes nos sentimos desanimados, mas um comentário, uma palavra positiva, nos incentiva a continuar cada vez mais e ver que estamos no caminho certo. Obrigada pelo carinho. Abraços e bons ventos!!!

      Excluir