Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Resumindo 1 mês em 1 post...

 
Olá amigos! Vou começar este post com uma notícia muito, muito triste, quem nos acompanha desde o começo da construção, já sabe quem é o bonitão da foto, mas para quem não viu as primeiras postagens, eu vou dar o resumo da ópera.
O cara da foto abaixo é o Belo, mas o Belo mesmo, o original, Aquele que emprestou o nome ao veleiro. Ele esta conosco a 15 anos e foram quinze anos de bondade e companheirismo absoluto. Mas como o único defeito dos cães, é terem a vida curta demais, no dia vinte do junho o Belo faleceu. Agora vamos terminar o veleiro Belo e esperar que seja tão bom quanto o cão Belo foi!! 
 
 
No último post, mostramos pra vocês a mudança do veleiro para o barracão e depois disso eu atrasei as postagens, então, agora foi fazer um resumo do último mês de trabalho e olha que não pouco.
 
 


Nós colocamos teka no deck do barco e ficou muito bonito, mas como ele ficou no tempo, a teka ganhou uma cor acinzentada HORRIVEL. Já na primeira semana, o Junior lixou tudo com uma lixa fina e a teka voltou a ficar bonita novamente. Agora vamos passar sikaflex nas frestas da madeira, lixar novamente e cobrir com verniz antiderrapante, para proteger a cor. Sabemos que não é necessário e que a maioria dos barcos, deixa a teka natural para acinzentar mesmo, mas acho que é só questão de gosto, se vai funcionar vamos descobrir no futuro.

Na parte interna do barco, as paredes e os moveis, foram cobertas com a lamina de madeira marfim.
 
No balcão da pia foi colocado lamina de madeira ébano...
 
...e aproveitei o que sobrou do ébano para fazer uns detalhes na cozinha.
 
Com todas a s lâminas de madeira colocadas, agora falta passar uma lixa fina em tudo e cobrir com tecido de fibra de vidro e resina epóxi. E sobre os balcões, faremos uma camada de resina epóxi extra, com a técnica de hotepoxi, que consiste em aquecer a resina antes de aplicar sobre os balcões. Deixa com aparência de vidro e super resistente.

Estamos começando a forrar o interior dos armários com formica, para ficar mais limpo e organizado.

Eu contei pra vocês no post anterior, que mudamos o Belo para o barracão da madeireira Mueller, mas o que eu esqueci de dizer é que na madeireira,  tem uma marcenaria enorme. Pensem na facilidade de construir o barco em um barracão rodeado de madeiras bonita, muuuito cedro rosa e maquinário de primeira linha. Pensou?? Agora junte tudo isso com pessoas que gostam e sabem trabalhar com madeira e com muuuitas idéias e muuuita vontade de ajudar. Pois  então, é neste lugar que nós estamos, ruim né? kkkk

Pois é, com todas estas facilidades, dá pra fazer coisas, que anteriormente não dava nem pra pensar e uma dessas coisas é a construção do dog house e bimini fixos.
Nas fotos acima, o Junior e o Jonas Mueller (dono da Madeireiras Mueller) ,fazendo um esboço da construção.


Depois de pensar bastante e fazer um monte de medidas, descobrimos que a altura do Belo, com o dog house , excederia a altura máxima permitida para trafegar em ruas e rodovias, trocando em míudos, se saíssemos com dog house e bimini montados, limparíamos todas as linhas de telefone da cidade.
Então ficou decidido que o dog house será fixado no lugar, só quando estiver na marina, prestes a entrar na água.
Já basta o transtorno que iremos causar no transito, por causa do excesso lateral; exceder também a altura, já é demais. kkkkk
 
Começo da construção do dog house, com vigas de cedro rosa e compensado naval.

Começando a construir o bimini, com a estrutura também em cedro rosa.




Depois de 15 dias,as estruturas do dog house e do bimini ficaram prontos, agora falta lixar, cobrir com tecido de fibra de vidro e resina epóxi.
Quando chegou o outono, ficou impossível de fazer o trabalho externo e a pintura ficou parada, depois da mudança para o barracão, o Japa pode retomar o trabalho no casco do belo.
Na foto acima, o Japa aplicando o contraste no casco e o Cristopher no deck, fazendo um serviço de condenado, lixando em volta dos taquinhos dos guarda mancebos, cunhos e fuzis. aff!!

O casco do Belo, já esta ganhando uma cara nova.

O Junior começou os ajustes na porta de entrada /gaiúta principal do Belo.
Pena que não pode ser instalado ainda, porque vamos fazer a pintura primeiro, só então a porta vai em definitivo para o lugar.
 
 
 Amanha começo a medir e cortar os tecidos de fibra de vidro, que serão colocadas nas paredes e móveis do deck salon e cozinha do Belo. O Junior começa o coletor de água no pé do mastro e a capa de madeira que reveste o mastro. Então logo logo, posto mais novidades.
 
Abraços a todos e bons ventos!!!
 
Junior e Ana