Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Resumindo 1 mês em 1 post...

 
Olá amigos! Vou começar este post com uma notícia muito, muito triste, quem nos acompanha desde o começo da construção, já sabe quem é o bonitão da foto, mas para quem não viu as primeiras postagens, eu vou dar o resumo da ópera.
O cara da foto abaixo é o Belo, mas o Belo mesmo, o original, Aquele que emprestou o nome ao veleiro. Ele esta conosco a 15 anos e foram quinze anos de bondade e companheirismo absoluto. Mas como o único defeito dos cães, é terem a vida curta demais, no dia vinte do junho o Belo faleceu. Agora vamos terminar o veleiro Belo e esperar que seja tão bom quanto o cão Belo foi!! 
 
 
No último post, mostramos pra vocês a mudança do veleiro para o barracão e depois disso eu atrasei as postagens, então, agora foi fazer um resumo do último mês de trabalho e olha que não pouco.
 
 


Nós colocamos teka no deck do barco e ficou muito bonito, mas como ele ficou no tempo, a teka ganhou uma cor acinzentada HORRIVEL. Já na primeira semana, o Junior lixou tudo com uma lixa fina e a teka voltou a ficar bonita novamente. Agora vamos passar sikaflex nas frestas da madeira, lixar novamente e cobrir com verniz antiderrapante, para proteger a cor. Sabemos que não é necessário e que a maioria dos barcos, deixa a teka natural para acinzentar mesmo, mas acho que é só questão de gosto, se vai funcionar vamos descobrir no futuro.

Na parte interna do barco, as paredes e os moveis, foram cobertas com a lamina de madeira marfim.
 
No balcão da pia foi colocado lamina de madeira ébano...
 
...e aproveitei o que sobrou do ébano para fazer uns detalhes na cozinha.
 
Com todas a s lâminas de madeira colocadas, agora falta passar uma lixa fina em tudo e cobrir com tecido de fibra de vidro e resina epóxi. E sobre os balcões, faremos uma camada de resina epóxi extra, com a técnica de hotepoxi, que consiste em aquecer a resina antes de aplicar sobre os balcões. Deixa com aparência de vidro e super resistente.

Estamos começando a forrar o interior dos armários com formica, para ficar mais limpo e organizado.

Eu contei pra vocês no post anterior, que mudamos o Belo para o barracão da madeireira Mueller, mas o que eu esqueci de dizer é que na madeireira,  tem uma marcenaria enorme. Pensem na facilidade de construir o barco em um barracão rodeado de madeiras bonita, muuuito cedro rosa e maquinário de primeira linha. Pensou?? Agora junte tudo isso com pessoas que gostam e sabem trabalhar com madeira e com muuuitas idéias e muuuita vontade de ajudar. Pois  então, é neste lugar que nós estamos, ruim né? kkkk

Pois é, com todas estas facilidades, dá pra fazer coisas, que anteriormente não dava nem pra pensar e uma dessas coisas é a construção do dog house e bimini fixos.
Nas fotos acima, o Junior e o Jonas Mueller (dono da Madeireiras Mueller) ,fazendo um esboço da construção.


Depois de pensar bastante e fazer um monte de medidas, descobrimos que a altura do Belo, com o dog house , excederia a altura máxima permitida para trafegar em ruas e rodovias, trocando em míudos, se saíssemos com dog house e bimini montados, limparíamos todas as linhas de telefone da cidade.
Então ficou decidido que o dog house será fixado no lugar, só quando estiver na marina, prestes a entrar na água.
Já basta o transtorno que iremos causar no transito, por causa do excesso lateral; exceder também a altura, já é demais. kkkkk
 
Começo da construção do dog house, com vigas de cedro rosa e compensado naval.

Começando a construir o bimini, com a estrutura também em cedro rosa.




Depois de 15 dias,as estruturas do dog house e do bimini ficaram prontos, agora falta lixar, cobrir com tecido de fibra de vidro e resina epóxi.
Quando chegou o outono, ficou impossível de fazer o trabalho externo e a pintura ficou parada, depois da mudança para o barracão, o Japa pode retomar o trabalho no casco do belo.
Na foto acima, o Japa aplicando o contraste no casco e o Cristopher no deck, fazendo um serviço de condenado, lixando em volta dos taquinhos dos guarda mancebos, cunhos e fuzis. aff!!

O casco do Belo, já esta ganhando uma cara nova.

O Junior começou os ajustes na porta de entrada /gaiúta principal do Belo.
Pena que não pode ser instalado ainda, porque vamos fazer a pintura primeiro, só então a porta vai em definitivo para o lugar.
 
 
 Amanha começo a medir e cortar os tecidos de fibra de vidro, que serão colocadas nas paredes e móveis do deck salon e cozinha do Belo. O Junior começa o coletor de água no pé do mastro e a capa de madeira que reveste o mastro. Então logo logo, posto mais novidades.
 
Abraços a todos e bons ventos!!!
 
Junior e Ana
 
 














8 comentários:

  1. Putzz tadinho do Belo, descansou finalmente.

    Gente, que legal que esta ficando, quero ver esse barco logo na agua.

    Abraços,

    JD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge!!! Pois é, construir barco é divertido, mas tres anos e meio de trabalho.....já deu né??? Também não vejo a hora de por o Belo na agua. Mais um pouquinho e estaremos no mar. Abraços!!!

      Excluir
  2. Meus sentimentos a vcs. A 1 mes meu dick de 18 anos faleceu tbem. Um cocker caramelo lindo. Eles sao maravilhosos. Parei de fumar por causa de uma cadelinha q eu tinha. ELA viveu 15 anos comigo. Feliz da gente que tivemos a honrra de conviver com este seres maravilhosos. Amigos o Belo esta lindo. Parabens. Sei q da trabalho

    Mas faz um videozinho pra gente. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iasmina!! Nós sabemos que a vida deles é mais curta que nossa, mas quando eles partem é sempre muito triste. Dizem que o único defeito dos cães, é terem a vida muito curta, eu acredito que seja verdade..... Obrigada pelo carinho e por estar sempre aqui conosco. Um abração enorme!!!

      Excluir
    2. Ahhh!!! O trabalho esta corrido, mas eu prometo que logo sai vídeo!!! kkkkkk......Abração!!!

      Excluir
  3. Meus sentimentos a vcs. A 1 mes meu dick de 18 anos faleceu tbem. Um cocker caramelo lindo. Eles sao maravilhosos. Parei de fumar por causa de uma cadelinha q eu tinha. ELA viveu 15 anos comigo. Feliz da gente que tivemos a honrra de conviver com este seres maravilhosos. Amigos o Belo esta lindo. Parabens. Sei q da trabalho

    Mas faz um videozinho pra gente. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Ana e Junior!

    Imagino que agora, mais do que nunca está difícil postar material... Mas estamos na expectativa na finalização do "Belo" projeto. Meus sentimentos em relação ao Belo de fato...

    Grande abraço... Vocês pessoas fantásticas... Feliz por conhece-los...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edi!!! Foi muito legal conhecer vocês também!! De fato, atualizar o blog e produzir vídeos está bem complicado. Olha só o tempo que levei pra responder os comentários do blog!!!kkkkk. Mas os acabamentos estão no fim e logo logo, poderemos nos dedicar ao blog novamente. Vou tentar postar sempre que possivel. Um abraço enorme!!!

      Excluir