Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Interior QUASE pronto!!


Olá amigos!!!
Como prometido, estou fazendo nova postagem, mas agora com as fotos do interior do Belo.
Finalmente acabou a colocação de laminas de madeira nas paredes e moveis. Agora é só passar massa poliester nas imperfeições, lixar tudo, passar soprador térmico onde formou bolhas. 
 Pois é, não é comum formar bolhas em lãminas de madeira, mas decidimos colar as laminas com cola de contato, então escolhemos a Cascola, por ser mais conhecida e, como quase todo mundo, acreditamos que quanto mais cara, mais confiável...grande engano!!! Então, a combinação de umidade e cola ruim, resultado...bolhas, bolhas e mais bolhas.  Quando acabou a lata de cola, decidimos arriscar com uma de marca duvidosa, ou melhor, sem marca, aquelas envasadas com o nome da loja e que custavam a metade do preço da cascola e adivinhem???? MARAVILOSA!!! Para quem mora na região de Ponta Grossa, aqui vai uma dica, cola de contato Gmad, tem pra comprar na Madecomp, ( tô fazendo propaganda de graça!!! kkkkk).

Ainda bem que colado poucas laminas com a cola ruim, então o soprador térmico deu conta.


Ainda faltava construir a capa que envolve o mastro, nós cogitamos em comprar 2 metros de cano Pvc 300mm e revestir  com lamina de madeira, mas o Junior inventou uma capa diferente, feita com faixas de compensado naval e resina epóxi, ficou linda e ocupou menos espaço, já que foi feito no formato do mastro e não redondo como sería o cano de pvc, ainda ganhei uma fruteira, que foi construída junto a capa do mastro. Agora é só revestir tudo com lamina de madeira como o restante dos móveis e pronto.



Olha só a fruteira que eu comentei!! Ficou com bastante espaço para guardar frutas e não atrapalhou em nada a circulação. Foi realmente um aproveitamento de espaço. ADOREI!!! 
Só precisa acabamento e vai ficar lindo também.

 O Junior abriu vários paineiros na cozinha, alguns para armazenagem e outros para inspeção.

Falando de Junior, olha ele aí, tentando trabalhar com o Joaquim no colo.

E pra finalizar as construções, o Junior está construindo uma despensa, embaixo do deck salon.  Pra ficar mais facil de entender, esta parede redonda na frente do Junior, é a parte de baixo do sofá do deck salon. Em alguns barcos com deck salon, normalmente vemos que esta peça é transformada em mais um quarto, mas decidimos que como despensa, pra nós, teria mais utilidade.

Nesta foto, dá pra ver os armários da cozinha com lamina de madeira e já lixados,

Inclusive os balcões da pia, que colocamos lamina de madeira na cor ébano. Agora é só fazer uma boa limpeza pra começar a resinagem de tudo.

Nesta foto, aparece os balcões e a pia já com tecido de fibra de vidro e resina.

Mesmo seca a resina mantem um brilho fantástico.

Quando terminei de laminar as paredes e móveis com lâmina de madeira, acreditei que a pior parte já havia terminado, grande engano. Resinar é HORRÍVEL....Agora posso dizer com conhecimento de causa, resinar é sem dúvida alguma a pior parte. O tecido de fibra de vidro desfia todo e forma uma cabeleira infernal, que mistura na resina e gruda em tudo!!!
 Começamos a resinar no sábado de manha e terminamos as oito e meia da noite. 
Tinha resina e fibra de vidro grudados em tuuudo, nas roupas , nos cabelos, até nos dentes tinha resina e não sei como foi parar lá. DEUSMELIVRE , trabalhar com resina é um horror...mas no fim, valeu a pena e o barco ficou bem protegido. 
Depois da resina seca, vamos lixar as fibras para finalizar com verniz catalisavel. Pra quem nunca trabalhou com fibra de vidro, vou explicar, a fibra de vidro, quando lixada, causa uma coceira terrivel, a única forma de amenizar a coceira é tomando banho com esponja tipo scottbrith, aquelas de lavar louças e tem que ser do lado verde. Me disseram, que só sabonete retira a fibra do corpo, mas eu nunca consegui. Já estou me preparando para me cossar até 2018. kkkkk. Começo a lixar amanha, na próxima postagem, conto pra vocês com foi.

O Junior ajustando uma peça de acabamento para a platibanda atras do sofa do deck salon.

Foram coladas várias peças de cedro rosa para formar uma peça única, depois será lixada e as emendas quase desaparecem. Vamos fazer o mesmo nos acabamentos das janelas.

Este é o porta taças do barzinho. Pois é, sobrou até espaço pra um bar.

Embaixo do porta taças é uma gaveta e embaixo da gaveta tem encaixe pra garrafas. 
CHIQUE DEMAIS!!! kkkkkkk

Espero que tenham gostado!!
Um abraço enorme e bons ventos!!

Junior e Ana




9 comentários:

  1. Legal o trabalho de vocês, e mais ainda por compartilharem as experiências, ninguém nasce sabendo tudo, sempre aprendemos algo, gosto de ver a evolução de vocês isso contagia, parabéns e bons ventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Orlei!!!Pois é, realmente não nascemos sabendo tudo, o Belo esta sendo uma grande escola para nós!!! No começo da construção, tinhamos que refazer uma unica peça, centenas de vezes. Agora, depois de quase quatro anos de construção, a mesma peça, é refeita só uma dezena!!! kkkkk. Obrigado amigo, pelo apoio e incentivo!!! Um abraço e bons ventos!!!

      Excluir
  2. Que legal....quase,quase!! O Belo esta ficando lindó!! Parabens. Grande abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iasmina!!! Agora sim, quase, quase.... Vendo o Belo finalizando, começa a dar um friozinho na barriga, porque encerra uma etapa, que é a construção, para abrir outra, que é a viagem, uma mudança de vida enorme. Então mãos a obra, pra deixar ele pronto logo!! Abraços!!

      Excluir
  3. Que legal....quase,quase!! O Belo esta ficando lindó!! Parabens. Grande abraco

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Pois é Jovito!! Vamo-que-vamo, mãos a obra para logo, nos encontrarmos no mar!! Abraços e bons ventos!!!

      Excluir
  5. Para tirar a resina existe um santo remédio que se chama vinagre, o de cozinha mesmo! Mas agora a dica não vale muito... rs
    Muito legal o que estão fazendo, cada um que vejo fazendo um barco me da mais vontade de começar logo!
    Abraço

    ResponderExcluir