Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

quinta-feira, 9 de março de 2017

Elétrica PRONTA!!!!

Olá amigos!!!!
Nesta semana, instalamos os instrumentos do barco, na mesa de navegação. A bússola, radio e o profundimetro, estão ligados finalmente.


 Colocamos uma lampada em cima da mesa de navegação. 
Como a luz de led é direcional, com baixíssimo consumo de energia e neste caso, barata, resolvemos distribuir luzes em pontos estratégicos do barco.

Colocamos tres pontinhos de led , em cima do espelho do banheiro, como diria o Junior, " pura viadagem", mas nem ligo, ficou bom e gostei muito. Ah! E ajudou a iluminar o banheiro também, que só tinha uma luminaria.

Já que estamos falando do banheiro....terminamos lá também!!!
Fizemos a parte hidráulica toda (não que fosse muita ). A pia, a torneira e o vaso estão instalados e funcionando. Não que tenhamos testado o vaso aqui dentro do barracão, mas os canos estão conectados e a descarga funcionando. 

Tirando o pó, está tudo prontinho por aqui.

A foto ficou escura, mas dá pra ver o vaso no lugar. Até a papeleira (porta papel higienico) já foi colocado. 
Por aqui tudo pronto também, agora podemos passar para outra peça!!!


Terminamos o forro e colocamos as luzes no Deck salon. 

Instalamos leds nas escadas. 
Como a luminária de led tem luz direcional, acaba por não iluminar tanto quanto uma eletronica, dessas de casa, então as luzinhas nas escadas, além de charmoso, será uma segurança. 



Colocamos em todos os degraus que fossem de facil acesso.
Esta escada vai da cozinha para o deck salon.

E esta é no corredor que leva da cabine de popa para o deck salon.


Decidimos fazer os pés da mesa em madeira e não de inox como pensamos no começo. Afinal, estamos em uma madeireira e como a nossa mesa é de cedro rosa, acreditamos que os pés sendo de cedro rosa também, ficaria melhor.
Mas até que os pés fiquem prontos, começamos a lixar o piso.
Na foto dá pra ver a diferença de cor na tampa dos paineiros, do restante do piso. É que a teka foi rejuntada com sikaflex branca (diferente de fora, que foi rejuntada com sika preta) e não foi lixada, enquanto que a tampa dos paineiros ja está lixada e com verniz antiderrapante. Então esta semana começamos a lixar o piso e se tudo correr bem, até o fim de semana estará tudo pronto, lixado, limpo e envernizado.
Ufa!!!
Este final de obra está corrido, mas muito gostoso. 
É bom, ver tudo aquilo que você construiu em quatro anos, finalmente se fechando.


Abraços a todos e bons ventos!!


Ana e Junior


10 comentários:

  1. Show...
    Iluminação ficou muito bom hein... parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edi,, vamos que vamos ... um abraço

      Excluir
  2. Muito bom! Parabéns. Gostaria muito também de construir meu veleiro. Sabes me dizer se houve muita diferença de uso de madeira do plano do bruce roberts para o gasto real (por exemplo: gastei 10% a mais que o previsto)??
    Abraço e bons ventos
    Se eu morasse perto de vocês (sou de Porto Alegre RS), com certeza iria propor uma mão de obra nas horas vagas em troca do conhecimento e experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi kim,,, tudo bem?? Quanto a sua pergunta sempre tem uma pequena dif. que é a quebra dos cortes do material, mas não chega a 10%, com a pratica a quebra vai se tornando menor.... Cheguei a fazer coisas 5 vezes... hoje só faço duas.. ahhaa,,, Um Abraço Junior

      Excluir
  3. Aeeeeee,,, a palavra "terminamos....." soa como um orquestra kkkk

    Ta lindo Ana.

    bjs

    JD

    ResponderExcluir
  4. Devorei todos os posts do Blog em 2 dias.... agora, me sinto orfão...
    Pessoal, postem novidades, please!! rsrs...
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, que bom que gostou,, estamos meio atrasados agora com o final de barco mas logo logo novo post.. um abraço

    ResponderExcluir
  6. Tô aqui em Vitória/ES, acompanhado está saga desde o início e não vejo a hora deste barco ir para a água, lugar onde ele quer estar. PARABÉNS vocês são uma inspiração para mim

    ResponderExcluir