Amir Klink
Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....
"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amir Klink
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Fotos da terceira e quarta camadas de compensado
O veleiro Belo é feito com a técnica de "wood epóxi" (pode ser que tenha outro nome mas eu desconheço), onde são trançadas varias camadas de compensado naval, cortadas em faixas de 15 cm, posicionadas a 45graus, alternado entre camadas e coladas com resina epóxi. Depois que as faixas são coladas é feito a filetagem, que nada mais é que o preenchimento das frestas entre cada uma das faixas, com uma massa preparada de resina epóxi, aerosil e micro esfera.
Depois das faixas de compensado coladas e a filetagem concluída, vem a parte chata da lixação, que
é feito entre cada camada.
Nesta foto dá pra ver bem o trabalho de filetagem.
A espessura total da madeira tem que chegar a 24 mm.
Graças aos céus, nós alcançamos esta medida com apenas quatro camadas.
Se no futuro alguém me perguntar se construímos um barco, eu posso responder tranquilamente que foram quatro.
Fotos do começo da construção do Belo
Estas fotos são do começo da construção, época que a minha maquina fotográfica tinha pifado. Elas foram enviadas por email pela amiga Carla Godoi e ficam tão boas que valeram a postagem.
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Dingue
Na empolgação de terminar o Belo, acabamos deixando de lado o dingue que será o nosso barquinho de apoio. Mas como ele não se faz sozinho, aproveitamos uns dias de chuva para "quase" termina-lo.
Nesta foto ele está com a massa epóxi e muita lixa, méritos do Junior é claro, eu só colaborei com a foto kkkkk.
Aí o Junior passando o fundo PU e testando a pistola de tinta e eu, mais uma vez só tirando fotos.
O dingue está quase pronto.
Ficou com a maior cara de tamanco holandês. Agora só falta a tinta pra finalizar, mas isso fica pra próxima folga.
Termino da primeira camada de planking
Já faz algum tempo que eu não posto nada no blog, mas isso não significa que o barco foi abandonado, muito pelo contrario, o trabalho anda de vento em popa.
A desculpa para a falta de postagens é que construir um veleiro de 44 pés somente a quatro mãos não é brincadeira e quando eu e o Junior terminamos mais um dia de "labuta", a vontade de ligar o computador para atualizar o blog é ZERO.
E para comprovar que o que eu sigo não é conversa fiada, aí vai a prova do crime.
A desculpa para a falta de postagens é que construir um veleiro de 44 pés somente a quatro mãos não é brincadeira e quando eu e o Junior terminamos mais um dia de "labuta", a vontade de ligar o computador para atualizar o blog é ZERO.
E para comprovar que o que eu sigo não é conversa fiada, aí vai a prova do crime.
Faltando pouco pra terminar a primeira camada, que devo confessar que não ficou nem um primor, mas para dois construtores de primeira viagem tá ótimo.
Agora sim acabou a primeira camada. Agora só falta mais quatro.
Aí o Junior fazendo o serviço chato de aparar as sobras de compensado, pra fazer o veleiro ficar realmente com cara de veleiro.
Assinar:
Postagens (Atom)