Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Fotos da terceira e quarta camadas de compensado

O veleiro Belo é feito com a técnica de "wood epóxi" (pode ser que tenha outro nome mas eu desconheço), onde são trançadas varias camadas de compensado naval, cortadas em faixas de 15 cm, posicionadas a 45graus, alternado entre camadas e coladas com resina epóxi. Depois que as faixas são coladas é feito a filetagem, que nada mais é que o preenchimento das frestas entre cada uma das faixas, com uma massa preparada de resina epóxi, aerosil e micro esfera.
Depois das faixas de compensado coladas e a filetagem concluída, vem a parte chata da lixação, que
é feito entre cada camada.
 
 
 
Nesta foto dá pra ver bem o trabalho de filetagem.
 
 
 
 
 
A espessura total da madeira tem que chegar a 24 mm. 
Graças aos céus, nós alcançamos esta medida com apenas quatro camadas.
Se no futuro alguém me perguntar se construímos um barco, eu posso responder tranquilamente que foram quatro.
 
 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Show de bola esse 44pes. Parabéns a ambos, quando pensava que era um 40 já achava grande mas um 44 é pra quem tem muita determinação. A parte difícil já está quase pronta quando virar será só alegria. Mão obra.

    Abraços

    JD

    ResponderExcluir
  2. Qual a espessura das tiras de compensado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, benvindo a bordo.... as tiras são de compensado 4mm, cortado em faixa de 12 a 15 cm para poder dobrar.. são coladas com epoxi e parafusadas até o epoxi secar ai tiramos os parafuros.... calculamos que colocamos cerca de 100.000 parafusos no processo....
      Obrigado por nos acompanhar...
      Um Abraço
      Junior

      Excluir
    2. Olá Fernando, benvindo a bordo.... as tiras são de compensado 4mm, cortado em faixa de 12 a 15 cm para poder dobrar.. são coladas com epoxi e parafusadas até o epoxi secar ai tiramos os parafuros.... calculamos que colocamos cerca de 100.000 parafusos no processo....
      Obrigado por nos acompanhar...
      Um Abraço
      Junior

      Excluir
    3. Bom dia Junior e Ana,primeiramente parabéns pela magnifica construção do barco, leio e releio varias vezes o blog, um pena que vcs pararam de publicar e tambem no Youtube no canal, se possível continue postando, sei que vcs ja estão curtindo o merecido descanso da construção e morando no barcao pronto. Acompanho a pagina de vcs no Facebook tambem.
      Quero tirar varias duvidas que ficaram, são 5 camadas de compensado naval de 4?,uma primeira na horizontal e as demais em angulo de 45?, e isso?.
      E como li, nao fica os parafusos, vcs so deixaram como fixação ate resina colar as tiras correto?.

      Excluir