Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Mais um pouco de tudo...

Olá amigos!!!
Vou começar este post, colocando as fotos que prometi a vocês no post passado...
Começando com os acrilicos, que sozinho já dá uma história interessante. Primeiramente, tentamos comprar os acrilicos prontos, cortados na medida das janelas, mas o preço que pediram ficou bem salgadinho, não lembro bem, mas foi algo em torno de 8 a 9 mil reais, então o Junior perguntou se eles poderiam vir até o barco pra fazer as medidas e eles responderam que não, nós deveríamos fazer todas as medidas e passar para o corel e só então enviarmos para eles fazerem o corte. Bem, eu não trabalho com corel , o Junior também não, e não conhecemos  ninguem com tempo sobrando que faça, então teríamos que contratar alguem que fizesse. DESANIMADOR!!!! Além de caro ... 
Tivemos que procurar outra solução. O Junior começou a fazer cotação da chapa inteira de acrilico em diversas empresas e descobriu que fariamos uma economia gigante, o custo das chapas ficaria em torno de 30% do valor da chapa cortada. É claro que optamos pela chapa inteira. 
Como cortar??? Não fazíamos a menor ideia, mas decidimos nos preocupar com isso depois.
Não lembro de ter mencionado anteriormente, mas a compra dos acrilicos foi feita por telefone. 
O vendedor nos perguntou a espessura do acrilico, pedimos 10mm, até aí foi facil, então ele nos perguntou a cor...ahãmm...aí sim a coisa complicou...
Nós dissemos simplesmente FUMÊ....e achamos que tudo estava resolvido, mas o"bendito" nos perguntou: 
- "O fumê que vocês querem é claro ou escuro? Marrom? Preto? Cinza? Cobre? ......."
O Junior respondeu:" - Pode ser preto mesmo!"
Vendedor: - "Preto é muito escuro, não dá pra ver nada pro lado de fora."
Junior:" Não tem nada um pouco mais claro?"
Vendedor: -" Tem, Marrom, cinza, cobre..........mas se eu puder opinar, o marrom é bem bonito."
Junior ( já com as orelhas vermelhas),: -" Ok! Pode ser marrom ."
Vendedor: - Claro ou escuro?
AFF!!!
Otimo!!! Tudo resolvido....
Resolvido que nada!!!!! Pouco tempo depois, toca o telefone e é o vendedor de acrílicos novamente:
- Oi Seu Junior, falei contigo agora pouco, mas o acrilico que senhor "escolheu", esta em falta, mas tem um outro aqui bem bonito também, ele só é um pouquinho mais claro.
Aff!! O vendedor não se deu conta, de que como não tinhamos visto cor anterior e que um pouco mais claro ou mais escuro não iria fazer a menor diferença??? KKKKK, ninguém merece!!!
Mas enfim, quando fomos buscar o acrilico, a cor era realmente linda, nem clara , nem escura, como tinhamos imaginado. Agora chegou a hora de cortar...
e foi mais facil que imaginamos.
O acrilico corta em serra tico-tico, serra de mesa. serra fita, enfim...é muito facil. O segredo é ter uma serra de dentes finos e para fazer o acabamento, é só dar uma lixadinha, lixa de mão mesmo.



 Na foto, nosso amigo Josni fazendo o corte reto da primeira janela, na mesa de corte...

 ...e as partes curvas na serra tico-tico.
E pra finalizar, o Junior correndo uma lixa nas bordas do acrilico.

Pronto....a primeira janela foi pro lugar. Ficou perfeita e fizemos uma economia enorme.

Ah!! Esqueci de mencionar que primeiro tiramos o molde em papel, depois passamos para um eucatex,(que é bem baratinho, então se não desse certo, não teria problema) fizemos todos os ajustes e só então transferimos o desenho para o acrilico. Parece trabalhoso, mas em dois dias estava tudo cortado com todas as janelas no lugar e o melhor....ainda sobrou uma chapa inteira de acrilico. Mas ela já tem um destino, vai para o bimine/doghouse que estamos construindo.

Olha só, que lindo com todos os acrilicos colocados...



 O segunda foto que prometi foi a da targa pronta....e aqui esta ela!!
Fizemos bem reforçada, são de tubo, mas com schedule grosso. Com 2,10m de altura e com largura suficiente para 4 placas solares.


Aqui as placas solares colocadas. Por enquanto temos só tres placas, mas se nescessário, tem espaço de sobra.


Mais uma foto que prometi, foi a das tekas prontas.
Aqui dá pra ver as tres etapas....

O piso da cozinha ainda com a sikaflex sem lixar, os dois paineiros de tras, já com a sikaflex lixada e os dois paineiros da frente prontos, com a sikaflex lixada e as duas demãos de verniz antiderrapante.



O deck de proa, já lixado e com a metade envernizado.
Já nos perguntaram, o porque passarmos verniz antiderrapante na teka, se a maioria dos barcos usa a teka natural.
 A teka natural é linda, mas com o tempo, ela fica feia e acinzentada e perde os desenhos. Enfim, fica com cara de madeira velha. Decidimos passar verniz, para manter os desenhos naturais da madeira. Depois que formos para o mar, eu conto pra vocês se deu certo.
O deck de proa já esta todo envernizado (verniz antiderrapante, senão ficaria liso como sabão). Ficou muito bonito!!!

E pra finalizar, fomos presenteados pelos amigos Jonas e Emily Mueller, com um espumante e um chapel. 
O espumante está ok, mas o chapel??
Vou explicar...
Quando os amigos nos visitam no barco em obras, sempre nos encontram em estados lamentáveis. Roupa, cabelo, mãos, enfim, o corpo coberto de tinta e sikaflex e cansados demais. Então os amigos tentam nos animar dizendo:
-"Logo vocês estarão no Caribe, deitados no deck, de chapel e tomando um Champagne."
Agora que a construção esta no final, os amigos vieram garantir o chapel e o champagne!!!
Obrigada Jonas e Emily...
Obrigada a todos os amigos, que nos visitam, os amigos que nos escrevem  e nos acompanham no blog, a todos vocês, um abraço enorme!!! O apoio de vocês foi e continua sendo fundamental!!

Abraços a todos e bons ventos!!

Ana e Junior


6 comentários:

  1. Mas ahh casal nota 1000. Que bom que estão a caminho, não sei em que praia estamos hoje mas é linda e logo estarão por aqui tb. O barco está lindo.

    Abraços
    JD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamo que vamo, mas parece que não chegamos nunca.. ahaha abraços

      Excluir
  2. Ta Show mesmo.. Ana e Junior...

    Tem ideia de quando vão trazer o Belo pra água?

    Acompanhando... abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Edi Beleza???? Quanto a por o Belo na água,,, como diria o compositor "Qualquer dia, qualquer hora...",, esperamos que logo logo, no aguardo da parte de documento agora.... mas vai que vai, ta aviso quando for ao mar.. abraço

      Excluir
  3. Imagino que pra vocês esta reta final não tem fim.mas pra quem olha de longe vê que falta pouquinho.estão quase lá.parabéns pela garra. Abraço ao casal.Sou um dos torcedores por vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ortei,,, sempre incentivando a gente... mas é isso falta pouco,, e quando for para o mar contamos com a sua presença..
      Abraços

      Excluir