Bem vindo a blog do "Veleiro Belo", trata-se de uma construção amadora de um veleiro de 44 pés, um projeto Bruce Roberts, iniciado em Dezembro/2012. Não temos experiência nenhuma em construção naval, mas o barco esta avançando.....

"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Fim de ano atribulado, com muito trabalho e muitas novidades!!

Olá amigos!!!
Dizer que este fim de ano foi atribulado é pouco!! Depois da última postagem, muuuuita coisa aconteceu. 
Finalmente chegou a hélice do Belo. A transportadora fez uma confusão danada. Fomos buscar a hélice na transportadora, que fica em Ponta grossa e descobrimos que um caminhão havia saído para fazer a entrega aqui em Carambeí, mas que tinha quebrado no meio do caminho e estava parado em uma oficina mecanica, que ficava do outro lado da cidade. Saímos para encontrar esta oficina, mas haviam duas com o mesmo nome, então o Junior estacionou em frente a uma delas, mas o caminhão de entrega não estava lá, então eu resolvi ficar no carro e o Junior foi a pé até a outra oficina , pois não ficava longe e estacionar alí seria um horror, mas o Junior, distraídamente levou a chave do carro junto e o alarme do carro acionou automaticamente O problema foi que os vidros fecharam e a porta travou comigo dentro e o Junior ja estava longe e não percebeu. O calor estava de quase 30°c, mas com o carro trancado, a sensação era de 50°C, me senti nas portas do inferno. Pensei que me movendo, faria o alarme disparar, então o Junior voltaria correndo, mas que nada, quase dancei um frevo na frente dos sensores e nada!!! Quando o Junior voltou, vinte minutos depois, que mais pareceram dois anos, eu estava desidratada, com vontade de beber uma caixa dágua de 250 litros inteira. Aff!!! Ninguem merece.
Mas a parte boa foi que ele encontrou o caminhão de entrega e conseguiu resgatar a hélice e ela é lindona. 

O Japa terminou a preparação do casco, agora começou a pintura. Primeiro passo foi marcar a linha dágua. Para isso, fizeram uma madeira com a medida do costado, que é de 1,60m, colocaram um apoio em cima, para prender na borda superior no casco, forrado com um feltro para não riscar e deslizar facilmente e um L embaixo com um lápis preso na ponta, depois foi só riscar e a linha ficou retinha, de ponta a ponta do casco.


Agora é só preparar a tinta e começar a pintura...

... que começou logo depois do almoço e quando terminou já era noite. No cantinho direito da foto, dá pra ver um refletor, que o Junior improvisou, o Japa poder terminar a pintura.


O trabalho foi longo, mas valeu a pena, porque o casco ficou muito bonito. 
Depois de quatro anos de construção, poder ver o barco já pintado, é fantástico!!!

Agora, com a cabine do Belo pronta...


...e o casco também, é hora de pensar na pintura de fundo, a famosa VENENOSA. Aí começou o dilema... qual tinta usar. A convencional tem durabilidade de 1 ano. Tirar um veleiro de 14 toneladas da agua a cada um ano, não é muito viável. A outra solução seria comprar a Coppercoat, que é uma tinta a base de cobre e que tem uma durabilidade beeeeeemm maior, mas o preço meu amigo, é de matar. No nosso barco ficaria em torno de 12 mil. 
Pode ser que em uma reforma, onde o seu gasto é menor, a coppercoat seja uma boa opção, mas depois de uma construção, onde ,tudo o que você ganha se transforma em resina epóxi, inox, acrilicos, motor, etc....12 mil reais, é caro DEMAIS. 
Então a solução foi fazer a nossa propria  Copper Coat. Como? Pois é...usamos a lógica. O cobre grudado no casco, em contato com agua, zinabra (forma uma capa verde) que não permite as cracas aderirem. O problema estava, no quê misturar com o cobre para aderir ao casco. Tínhamos duas opções. 
A primeira opção foi a tinta epóxi,


Misturamos meio litro de tinta com 1 kg de pó de cobre. 
Deu certo, depois de seco, passamos uma lixa fina e o cobre apareceu, o problema é que o cobre, misturado com tinta branca, ficou cor-de-rosa, num tom bem bonitinho de rosa bebê. Gostaria de ter registrado em foto, a cara que o Junior fez, quando viu a cor que o barco ficaria. A primeira frase dele foi: 
- ESQUEÇA!!! EU NÃO VOU SAIR POR AÍ COM O BARCO DA BARBIE!!!
Que pena, eu até que tinha  gostado. kkkkk
A outra opção foi misturar o cobre com a resina epóxi, mas o nosso medo era que o cobre ficasse encapsulado na resina, já que a resina epóxi é 100% impermeável a água.
Fizemos a mistura da mesma forma, 1:2. Ou seja, 1 litro de resina para cada 2kg de cobre e a cor, ao menos, ficou melhor!!


Depois de seco, passamos uma lixa fina e o cobre apareceu. Eu tive a impressão que apareceu mais do que na tinta. No compensado acima, foram passadas somente duas demãos, mas no casco serão, no mínimo quatro demãos.
Se vai dar certo.?? Daqui a um ano eu conto pra vocês!!


O que faltava agora, era um pega mão para por em cima da cabine e o nosso amigo Jonas resolveu fazer para nós.


Em pleno domingo de manha, quando chegamos na madeireira para trabalhar, lá estava ele, preparando o pega- mão do Belo.


Foi feito em Itaúba, por ser uma madeira bem resistente.

E ficou muito bonito. 
Valeu Jonas!!! ( Mais uma vez)


E na semana passada, o engenheiro naval veio nos visitar, para darmos início na documentação do Belo. 
Agora sim, o Belo vai deixar de ser só um barco para se tornar o "BELO" definitivamente.

Por hoje é só.
Tenho mais um montão de coisas pra contar para vocês, mas este post está ficando longo demais e a ponta dos meus dedos já perderam a sensibilidade de tanto digitar, então, tomo isso como um sinal de que é hora de parar. Mas logo que eu tenha uma folguinha, volto com o restante das novidade, e são muitas. 

Um abraço a todos e bons ventos!!!

Ana e Junior.













10 comentários:

  1. wow,,,que legal gente. Parabens, agora sim estão na reta final.

    Pra testar a venenosa, deixa comigo a placa que ponho na agua em antonina. se passar no teste, faço também.

    Abraço,

    JD

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    1. Combinado,, eu faço a placa e voce coloca na poita...

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  2. Qual a previsão para colocar o BELO NO mar? Que alegria. Estou ansiosa para ver o sonho de vcs se realizando. Gde abraco

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    1. Oi Iasmina tudo bem??? olha agora estamos somente dependendo dos documentos da marinha e alguns ajustes finais.... abraços

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  3. Que show Ana e Junior... Essa hélice deu trabalho hein...rs

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    1. E ai Edi tudo bem??? É deu um certo trabalho,, como tudo quando você está construindo um barco... mas faz parte..... a a gente acaba se divertindo um monte depois... um abraço meu amigo...
      Junior

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  4. Ola. Muito legal o projeto de vocês. Assisti todos os videos. O Junior já tinha bastante conhecimento de marcenaria né? Deixa eu perguntar umas coisinhas, pois tenho muita vontade de um dia construir um veleiro... Quanto vocês estimam que gastaram em material, equipamento e serviços? Os planos do veleiro que vocês compraram eram bastante específicos (tinha as medidas de cada caverna, quantidade de camadas de ripamento, gramatura da fibra, etc) ou vocês foram escolhendo a medida que faziam? Durante a construção do casco, como vocês fizeram a curvatura das ripas para seguir a forma do barco (parafuzando, colando e apoiando ate secar, ou de alguma outra forma)?
    Outra coisa... Tens o link do projeto que vocês escolheram? Obrigado e parabéns. Otimo gosto em tudo.

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    1. Olá!!! Pois é, os vídeos estão beeeem atrasados, mas assim que sobre um tempo, prometo atualiza-los. O Junior não tinha NENHUMA experiencia em marcenaria, nadinha mesmo e o pior, não tínhamos maquinários, somente uma tico tico, serra circular e uma serra de mesa, que o Junior mesmo montou. Quanto ao gasto da construção, não fazemos nem idéia de quanto foi, pois a medida que o dinheiro entrava, adquiríamos o material para construção, então fomos gastando de pouco em pouco. Mas posso te afirmar, que tudo depende de quem for construir, dá pra gastar pouco, se vc fizer tudo vc mesmo, como foi o nosso caso. O projeto do casco foi bem detalhado, apesar de vir em um ingles tecnico, mas da parte interna, não explicava nada. Compramos o projeto do Bruce Roberts, (da uma procurada no site dele), mas tem um projetista brasileiro muito bom também, de uma olhadinha no site do Roberto Barros, pode ser que vc goste mais. Este mes(fevereiro) saiu a nossa historia na revista nautica, esta muito legal e conta um pouco de como fizemos a construção!! Se tiver mais dúvidas, estamos a disposição! Um abraço e bons ventos!!

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    2. Oi ana. Obrigado pela rápida resposta. Nossa... Li todos os posts em 2 dias e vi todos os videos em uma noite. Achei demais o que vocês estão fazendo. Vou olhar o site do Roberto Barros (deve ser parente meu - marcos f. Barros). Sigo no aguardo das publicações. Obrigado e bons ventos

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  5. caracas rsrs acho que a construção desse barco pra vcs foi melhor que umas tres faculdades, agora até quimica estão fazendo rsrs Deus abençoe vcs agora nessa reta final...

    abraço

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